Presidentes de subseções pedem reativação do convênio da advocacia dativa

Foto ColegioOs presidentes de subseções da OAB Paraná pleitearam nesta sexta-feira (28) a reativação do convênio da advocacia dativa, assinado entre a OAB e o Governo do Paraná, que garantia assistência jurídica gratuita a pessoas carentes. O convênio foi suspenso em 2013 pelo governo, quando foi criada a Defensoria Pública. A Seccional paranaense se reuniu em diversas ocasiões com o governador e o procurador geral do estado solicitando a manutenção do convênio, porém não obteve êxito.

Os dirigentes estão reunidos na OAB Paranaguá para a 2ª reunião do Colégio de Presidentes de Subseções. O encontro foi aberto no período da manhã pelo presidente da Seccional, Juliano Breda, pelo vice-presidente Cássio Telles; pela secretária-geral Márcia Maluf Heisler; pela secretária-geral adjunta, Iverly Antiqueira Dias Ferreira, e pelo diretor tesoureiro, Oderci Bega.

Também esteve em discussão a proposta de uma nova edição do Diagnóstico do Judiciário, que deve ser realizado nas serventias extrajudiciais. A fiscalização do exercício profissional foi outro tema em pauta durante a programação. Foi sugerida a adoção pelas subseções dos termos de ajustamento de conduta profissional.

Outro tema abordado foi a integração das subseções por meio da prática desportiva e da confraternização entre os advogados paranaenses. A Comissão de Esportes da OAB Paraná promove entre os dias 1º e 3 de maio, em Londrina, o VII Campeonato Estadual de Futebol Suíço e o II Campeonato Estadual de Futebol Suíço Master. No mesmo período será realizado o I Campeonato Estadual de Vôlei de Praia, nas categorias masculino e feminino. As inscrições já estão abertas (Saiba mais)

A programação do 5º Colégio de Presidentes teve início na noite de quinta-feira (27), com a palestra “O mercado de trabalho para advogados no Mercosul – Desafios e perspectivas”, ministrada pelo presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), Carlos Alberto Andreucci.

O evento segue ao logo da sexta-feira com a participação do delegado chefe da Divisão Policial do Interior, Rogério Antônio Lopes, que coordenará painel com a temática “Polícia Civil – Relacionamento com os advogados e a comunidade”. Na sequência o corregedor geral do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, falará sobre as ações da Corregedoria Geral, do acompanhamento dos índices de desobstrução, produtividade e duração dos processos e do Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria (NEMOC).